users-relation_edited.png

Contexto

 
 

Portugal, e o concelho de Almada não é exceção, é um país cada vez mais envelhecido, com uma grande comunidade sénior com ainda muita coisa para dar à sociedade, que pode ainda ser muito útil, com muita coisa para dar e ensinar a todos nós.
A CMA deve reconhecer o papel relevante que o voluntariado pode desempenhar na promoção de um envelhecimento mais ativo e também na saudável convivência entre diferentes gerações, fomentando a sua dinamização, nomeadamente através de redes de solidariedade social.

Ação #12

Promoção e apoio a instituições que promovam envelhecimento ativo e combate ao isolamento de séniores

Ação

 
 

Propomos:
- Criar uma Bolsa do Voluntariado (plataforma de voluntariado online) procurando identificar as necessidades das instituições do município (projetos de voluntariado), por um lado, e as candidaturas de pessoas interessadas em fazer voluntariado, por outro, procurando conjugar os dois fatores. No caso de pessoas mais qualificadas, esta ferramenta permitirá utilizar o know-how existente, em especial no público sénior. A CMA deverá coordenar, com os serviços da autarquia, as Juntas de Freguesia e as IPSS, a informação sobre as necessidades de voluntariado social e cultural.
- Promover a integração, nos seus serviços, de aposentados com qualificações técnicas e de gestão, com vantagens para o município, que receberá o contributo de pessoas experientes e o seu apoio na formação dos mais jovens, e para o aposentado, que verá as suas competências valorizadas e manterá uma vida com alguma atividade profissional, com benefícios comprovados para o seu bem-estar.