users-relation_edited.png

Contexto

 
 

As Unidades de Saúde familiares, tendem a ter como objetivo o garantir a atribuição de equipas de família (Médico, Enfermeiro, Assistente técnico) a todos os utentes/famílias do Concelho de Almada.
Neste conceito de USF está implícito melhores condições de saúde para todos, com dotações Equipa de família/ utentes adequada, de forma a que cada equipa dê a resposta necessária às necessidades em saúde.
Perante o referido os horários das USF estão estipulados ser até ás 20h em dias uteis, podendo abarcar dias não úteis através da adoção de carteiras de saúde adicionais. Considerando esta uma necessidade da população considera-se que poderão estas unidades a ser estimuladas a adicionar carteiras adicionais às suas unidades garantindo assim o acesso à saúde da população no âmbito do CSP em dias não úteis, existindo desta forma um contínuo de Cuidados de saúde ao nível dos CSP do Concelho de Almada, e fomentando a cultura de saúde da população almadense.
Todas as Unidades de Saúde Familiar (USFs) devem funcionar das 8 às 20 horas de segunda a sexta-feira. Sabemos que por escassez de enfermeiros e médicos, que estão a ser desviados para centros de vacinação, muitas das USFs do ACES Almada/Seixal estão a encerrar mais cedo o que causa naturais transtornos a todos os utentes.

Ação #5

Horários mais alargados e melhores condições dos Centros de saúde (USF e UCSP)

Ação

 
 

Instamos a Câmara Municipal de Almada a usar todos os meios ao seu alcance para:
- Garantir o normal funcionamento das USF e UCSP nos períodos anteriores à pandemia;
- Alargamento/cumprimento de horários alargados das unidades de saúde do Concelho, particularmente das USF;
- Fomentar a criação de carteiras adicionais para prestação de cuidados de saúde às famílias almadenses em dias não úteis;
- Fomentar a criação de carteiras adicionais nas unidades de saúde de recuperação das consultas e rastreios à população almadense dão a situação de pandemia.