users-relation_edited.png

Contexto

 
 

A IL Almada identifica as zonas da Charneca de Caparica, Trafaria, Monte da Caparica e Sobreda como áreas muito carenciadas ao nível da oferta de creches e pré-escolar.

Ação #6

Cheque-creche e maior oferta de creche e pré-escolar em áreas mais carenciadas

Ação

 
 

Propomos:
- Aumentar a oferta de creches e pré-escolar na Trafaria e Monte da Caparica
- Aumentar a oferta de creche e pré-escolar na Sobreda
- Aumentar a oferta de creche e pré-escolar na Costa da Caparica
Esta oferta deverá ser privada, facilitando a CMA o licenciamento e a construção de edifícios destinados a creche e pré-escolar.
Propomos também a criação de um “cheque-creche” disponível a todas as famílias para que estas o possam investir/escolher no estabelecimento de ensino que pretendam para a educação dos seus filhos.
O valor deste cheque-creche será calculado com base no custo médio da criança mês no mercado privado e IPSS, correspondendo a uma percentagem a definir de comparticipação no valor da creche escolhida pelos pais.
Este cheque-creche não é condicionado pela capitação do agregado familiar sendo o valor atribuído igual para todos os agregados independentemente do rendimento do agregado.
Consideramos ainda que a creche 1º de Maio, hoje destinada apenas aos filhos de funcionários da autarquia e empresas municipais deve servir toda a comunidade.