diagram_edited.png

Contexto

 
 

Encontrar um lugar de estacionamento desocupado no centro de Almada e nos parques de estacionamento das praias é uma tarefa muito exigente e desgastante.
Para além do tempo perdido, importa considerar que aumenta significativamente o número de veículos em circulação, com o respectivo aumento de custos de combustível para os utilizadores, bem como um consequente aumento da poluição.
Nesta proposta, apresentamos um sistema de estacionamento inteligente que ajuda os interessados a chegar a um lugar de estacionamento livre mais rapidamente, usando uma aplicação para dispositivos móveis para auxiliar no processo.

Ação #11

Implementar medidas de Smart Parking

Ação

 
 

Implementação de um sistema de gestão eficiente, eficaz e completo para o estacionamento. Este tipo de solução é voltado para a gestão total e controlo do estacionamento, permitindo que se obtenha o máximo benefício do sistema.
- A vantagem social: O cidadão que começar a usar a solução terá um sistema intuitivo para encontrar estacionamento nas áreas desejadas.
O sistema ajuda a disseminar uma cultura de legalidade, permitindo que todos paguem de acordo com o consumo e, assim, permitindo o aumento das receitas para beneficiar o desenvolvimento de serviços para os residentes.
O sistema também pode ser integrado num amplo plano de mobilidade, permitindo que mais serviços se comuniquem uns com os outros, como partilha de bicicletas, partilha de carros e outras iniciativas inovadoras de mobilidade.
- A vantagem econômica: A vantagem económica real é, em primeiro lugar, poder aumentar as receitas; Também é possível acompanhar todas as transacções económicas feitas pela aplicação móvel ou pelo parquímetro numa única interface de dados;
Para os Gestores da Mobilidade as vantagens são também evidentes; apenas a título de exemplo, o Gestor da Mobilidade terá acesso a dados que permitirão identificar as áreas mais expostas a engarrafamentos com o relato dos intervalos de tempo relativos, apostando nessas áreas para aumentar a disponibilidade de lugares.
A eficiência das equipas de fiscalização e controlo será multiplicada, favorecendo uma identificação instantânea e visível em tempo real dos veículos em potencial infracção.