diagram_edited.png

Contexto

 
 

Os benefícios de hortas em meio urbano são vários e conhecidos: reduzem as ilhas de calor na cidade, melhoram a qualidade do ar, podem ser o destino de resíduos orgânicos.
As vantagens não são só ambientais mas também económicas e sociais, uma vez que é mais barato plantar os próprios alimentos, assim como se promove uma alimentação mais saudável e equilibrada.

Ação #20

Hortas urbanas – disponibilização de talhões

Ação

 
 

O Projeto das Hortas Urbanas, através da disponibilização de talhões, insere-se na Agricultura Urbana no concelho de Almada.
A Iniciativa Liberal pretende disponibilizar terrenos de domínio municipal, para a instalação de hortas urbanas, tais como, hortas sociais, recreativas e pedagógicas, bem como para a instalação de empreendedorismo agrícola.
Desta forma requalifica-se o espaço, racionaliza-se e minimiza-se os custos suportados pela autarquia, associados à manutenção de espaços verdes, e fomenta-se a qualidade de vida e saúde da população.
A concessão de talhões deverá ser um procedimento enquadrado num regulamento da rede de Hortas urbanas rede Almada, que regula e determina os direitos e deveres dos utentes, das regras de utilização dos espaços, assentando em bases de agricultura biológica, e pela boa vizinhança.