Num perÃodo em que todos os dias somos alertados para as consequências do uso dos combustÃveis fosseis, para a importância da diminuição do uso do transporte individual, para os efeitos no planeta e na nossa saúde, o IC 20, estrada que liga a Costa da Caparica a Almada, com acessos à A33, ao Funchalinho, à Charneca, à Sobreda, à A2 Sul e Norte, vai passar de para faixas de rodagem.
Isto acontece porque o concessionário é obrigado a aumentar o número de faixas sempre que se verificam mais de 60.000 carros por dia. E é aqui que está o problema, como é que chegamos a estes números? Resposta simples, pelos erros constantes da gestão do PS em Almada e em Portugal, em que no discurso falam no combate à s alterações climáticas e à sustentabilidade ambiental, mas no terreno entregam um cada vez pior serviço na Transtejo com atrasos nos novos navios e supressões recorrentes das carreiras existentes, uma Fertagus sem capacidade de escoar o volume de passageiros, uma carris metropolitana ineficiente e por vezes inexistente, um metro de superfÃcies engolido em promessas de extensão de linha que não passam do papel e uma politica de betão e alcatrão até mais não.
Mais, o municÃpio que gasta 300.000,00€ em 6 revistas que não chegam à casa de todos os residentes do concelho, não é capaz de enviar uma informação aos utentes com alternativas e explicação da obra que se inicia já nos próximos dias.
A Iniciativa Liberal Almada não coloca em causa as obrigações do concessionário, nem a importância da obra, ficamos é preocupados quando o discurso que se apregoa e a obra que se faz não são coerentes entre si.
Vejamos, faz um ano que o PS-Almada se apresentou a eleições à Câmara Municipal de Almada com as seguintes promessas, ainda não concretizadas, sequer iniciadas:
Expansão do Metro Sul do Tejo até à Costa de Caparica.
Nova paragem Fertagus /Apeadeiro de Vale Flores.
Nova travessia do Tejo Algés – Trafaria.
Construção de atravessamentos desnivelados, pedonais e cicláveis que vençam a barreira criada pelo IC20.
Corredor Verde ao longo do IC20.
Estas, promessas eleitorais, são soluções que resolveriam o problema das ineficientes ligações entre Lisboa e Almada para os utilizadores do IC20, mas foram feitas na época em que tudo se pode dizer, pois captar o voto é que importa.
Perante isto, a Iniciativa Liberal - Almada demonstra a sua preocupação com a concretização desta obra. Quais serão as consequências para as promessas acima elencadas?