Mariana Angeja Filipe

Mariana Angeja Filipe - Mandatária da Juventude da Iniciativa Liberal Almada

Mariana Angeja Filipe, 24 anos, concluído o Mestrado em Matemática Aplicada, com especialização em computação e inicia actividade profissional, no Instituto Superior Técnico, sentiu o choque que praticamente todos os jovens portugueses sentem quando tentam seguir em frente no percurso… enfrentar desafios, ganhar autonomia e procurar casa para viver.

Um passo muito difícil, com amarguras e algumas angústias. Deu esse passo e percebeu uma realidade que até então era desconhecida. Alguns amigos, sem essa alternativa, procuraram outros caminhos fora de Portugal.

O imposto sobre rendimento do trabalho foi mais um choque para os jovens que entram no mercado de trabalho. Tudo, em conjunto, aumentam as barreiras para os jovens que são empreendedores e procuram construir a sua carreira.

A impossibilidade de independência financeira sem apoio familiar ou estatal, os obstáculos administrativos e fiscais para se conseguir ser um empreendedor de sucesso ou para uma simples compra/arrendamento de casa, fazem com que a sua geração, e as que lhes sucedem, venham a ter extrema dificuldade em progredir em Portugal, tendo de pagar a dobrar por todos os erros, más decisões políticas.

Começou a interessar-se por política quando se apercebeu da discrepância entre aquilo que é dito pelas entidades institucionais e a realidade efetiva. Houve um despertar do seu espírito crítico sobre a vida em sociedade e um impulso para participar activamente no debate por um país de futuro, ou seja, dar voz a muitos que sentem o mesmo e em silêncio.

Ingressou na Iniciativa Liberal para tentar perceber, participar e evoluir no seu pensamento económico e social, um pequeno passo, uma grande decisão, lutar pelo inconformismo mantendo a sua identidade e independência do pensamento.

Desde que se mudou para a Costa da Caparica, local especial, próximo do mar e do surf, sentiu os ares da mudança, tanto a nível pessoal como comunitário. Os seus sonhos e ambições fizeram com que quisesse debater novas ideias e soluções para uma zona costeira com enorme potencial, apaixonante para quem lá vive e passa. Não é difícil ter um melhor aproveitamento dos recursos naturais desta privilegiada orla costeira, com visão e ordenamento estruturado e moderno, com envolvimento da população e da iniciativa pública e privada. Por algum lado temos que começar, haja vontade e dedicação.

OLÁ, 

 

O meu nome é

Mariana Angeja Filipe

mariana_filipe.jpg