Comunicado image
🔴🔵 Comunicado
Grupo de Coordenação Local da Iniciativa Liberal - AlmadaEleições aos órgãos centrais da Iniciativa Liberal

Após os acontecimentos verificados recentemente, a saber, a demissão do João Cotrim de Figueiredo, o fim antecipado da Comissão Executiva por si liderada e o surgimento, até ao momento, de duas candidaturas à presidência da Iniciativa Liberal, a Coordenação da Iniciativa Liberal - Almada entendeu que é sua obrigação para com os seus membros e simpatizantes pronunciar-se sobre os temas descritos a seguir.

A presente Coordenação da Iniciativa Liberal - Almada, por força das circunstâncias, colaborou num período temporal reduzido com o Presidente demissionário João Cotrim de Figueiredo e a sua equipa, porém reconhece e agradece todo o apoio dado pelo próprio à atividade da Iniciativa Liberal - Almada. O Presidente João Cotrim de Figueiredo e as Comissões Executivas por si lideradas, apoiaram a ação da Iniciativa Liberal - Almada através da sua presença, por mais do que uma vez, durante as eleições autárquicas, assim como através dos recursos disponibilizados para este acto eleitoral. Este apoio, pessoal e de meios, voltou a verificar-se durante as legislativas e foi essencial para ajudar a eleger no distrito de Setúbal e com particular votação em Almada, a nossa primeira deputada liberal. A Iniciativa Liberal - Almada reconhece e agradece o seu papel na implantação das ideias liberais em Almada, no distrito de Setúbal e em todo o país.

Pelo legado de milhares de membros que aderiram à Iniciativa Liberal durante o seu mandato, as dezenas de autarcas eleitos, assim como, um deputado regional e oito deputados para a Assembleia da República eleitos, a Iniciativa Liberal - Almada presta o devido reconhecimento e agradecimento ao agora presidente demissionário João Cotrim de Figueiredo.

Relativamente ao acto eleitoral que se aproxima para os diferentes órgãos de decisão da Iniciativa Liberal, em particular para a Comissão Executiva, a Coordenação da Iniciativa Liberal - Almada assume o compromisso de colaborar, no âmbito dos estatutos e regimentos do Partido em vigor, com a direção eleita no decorrer da próxima Convenção. Tendo em consideração o papel institucional que lhe cabe, a Coordenação da Iniciativa Liberal - Almada não assumirá, em nome do Núcleo, o apoio a qualquer candidatura à Presidência da Iniciativa Liberal, assim como a qualquer lista para os demais órgãos em renovação. Igualmente, respeitará todo e qualquer apoio ou colaboração que os membros da Coordenação ou restante Núcleo Territorial entendam dar a qualquer uma das listas e candidatos concorrentes aos diferentes órgãos do partido.
Por fim e perante uma Convenção Nacional que contará na sua Ordem de Trabalhos com a renovação do programa do partido, a apresentação de moções sectoriais e estratégicas e a eleição de todos os órgãos centrais da Iniciativa Liberal, com particular relevância para a Comissão Executiva que contará com mais do que uma candidatura, a Coordenação da Iniciativa Liberal - Almada apela a todos os seus membros para que se inscrevam na Convenção Nacional e participem nos seus trabalhos. A participação massiva dos seus membros na Convenção Nacional, permitirá à Iniciativa Liberal, após este ato eleitoral, enfrentar melhor este momento político, os desafios que se adivinham considerando o cenário político, económico e social causado pelas políticas do Partido Socialista e pelo cenário internacional de elevada instabilidade que atualmente se verifica.
Saudações Liberais, 
O Grupo de Coordenação Local da Iniciativa Liberal - Almada, 
Marta Pereira, 
Rodrigo Silva,
Nuno Nóbrega Batista,
Francisco Simões,
Ana Horta, 
Carlos Alves, 
Valter Ferreira, 
Tiago Salvado, 
Pedro Barata.